Funções e benefícios do confinamento

Confinamento | 24 de junho de 2016

Com um mercado cada vez mais exigente, utilizar métodos para otimizar a produção pecuária está se tornando cada vez mais popular entre os produtores rurais. No caso das criações de bovino para corte, o confinamento tem sido aplicado como estratégia para acelerar o processo de abate e, assim, obter maior lucro na venda da carne.

O que é o confinamento?

confinamento bovinosO processo de confinamento consiste na substituição do método de pastagem, onde o rebanho fica livre no pasto. No confinamento, é necessário estar atentos a alguns fatores para que o método prospere. O primeiro é a genética do animal, que deve ser analisada levando em consideração fatores como alimentação e instalações. Se conciliada uma alimentação adequada e uma estrutura onde o animal fique menos estressado possível, pode-se obter um crescimento saudável e acelerado do gado.

As preocupações sanitárias e ambientais também são fatores norteadores da prática do confinamento. Atualmente não basta criar os animais em um método que estimule a produção: é necessário respeitar a vida do animal e também as condições higiênicas para um desenvolvimento saudável. Por isso, os produtores devem utilizar um planejamento para a construção da instalação, preocupando-se com a disposição dos cochos e bebedouros e também com a declividade do terreno, que não pode ser superior a 5%.

Benefícios em utilizar o confinamento bovino

  • Abate com uma idade reduzida, já que confinado o animal cresce mais rápido e adquire as condições para o consumo de forma acelerada.
  • A produção de carne continua mesmo em tempos de escassez.
  • Facilidade em controlar condições como a temperatura e a alimentação balanceada dos animais.
  • Mesmo em períodos onde a produção deveria ser mais baixa é possível continuar desenvolvendo a pecuária de corte.

No confinamento, a mortalidade entre os animais diminui. Isso porque é possível controlar o rebanho mais de perto e assim ter maior conhecimento da condição física de cada um. Mais um benefício para a utilização do confinamento é uma melhora na qualidade do adubo orgânico e, inclusive, aumento na sua produção.

COMENTÁRIOS