As vantagens do sistema de Creep Feeding

Confinamento | 15 de maio de 2012

Na produção de gado de corte, a fase de maior desenvolvimento e melhor conversão alimentar dos animais ocorre do nascimento até a desmama. De maneira geral, é possível atingir 40% a 50% do peso preconizado para o abate até o 7° ou 8° mês de vida dos bezerros, desmamando-os com 200 kg a 250 kg.

Na maioria das fazendas, este potencial não é explorado, pois os bezerros sofrem uma restrição nutricional ocasionado pela queda de produção de leite da mãe, e chegam a desmama com aproximadamente 30% a 35% do peso final necessário ao abate (150 kg a 170 Kg).

Recomenda-se, nestes casos, o creep feeding, uma forma de suplementação com ração balanceada no cocho, dentro de um cercado, com acesso somente ao bezerro. É um sistema prático que visa a suplementação da cria sem separá-la de sua mãe. Esta suplementação específica para o bezerro tem a finalidade de suprir a falta de energia, de proteínas, vitaminas e de minerais quando o leite não é suficiente, além de proporcionar um desenvolvimento mais acelerado do rúmen, e assim fazer com que o animal comece a pastar mais cedo ou atinja o peso de entrada em confinamento antes do tempo previsto.

É recomendado que os produtos para o creep sejam fornecidos desde os 10 dias de vida dos bezerros para que os mesmos comecem a se adaptar, a visitar os cochos específicos e ali descubram outra fonte de alimento além do leite materno, embora o consumo do suplemento seja muito pequeno nos primeiros 30 dias.

Após o período de adaptação, os bezerros passarão a consumir de maneira constante, em função da ingestão preconizada pelo tipo de produto e nível de exploração a ser atingido.

EFEITO DO CREEP FEEDING NO PESO AO DESMAME E FERTILIDADE DAS MÃES

Algumas vantagens da utilização do sistema de creep feeding:

  • Padronização do lote de bezerros;
  • Opção de abate destes bezerros em menor tempo;
  • Na época de seca, o bezerro estará com ótima condição corporal;
  • Diminuição do stress da desmama;
  • Melhoria na condição corporal das vacas pelo menor aleitamento, aumento da fertilidade e melhoria nas características reprodutivas;
  • Possibilidade de produção de novilho precoce e super precoce.

O peso a desmama possui grande correlação positiva com o peso a abate,  portanto o sistema de creep feeding, quando corretamente utilizado, é uma importante ferramenta para otimização do ganho de peso e conversão no confinamento, aumentando-se assim, a lucratividade do produtor.

Consulte o departamento técnico da Real H, informe-se sobre qual deverá ser o modelo sugerido em função de suas necessidades, e conheça a linha completa de produtos e serviços.

Artigo técnico elaborado por Ricardo Martinez, M.Sc.
Zootecnista e Promotor Técnico da Real H
[email protected]

Revisado por Ass. Imprensa da Real H 


COMENTÁRIOS