Veículos utilizados

Esse texto tem a finalidade de esclarecer os clientes sobre a composição dos veículos inertes da Linha Homeopet.

   A Homeopatia foi originalmente desenvolvida, por Samuel Hahnemann através do uso de veículos (álcool e água) com diluições seriadas dos princípios ativos, seguidas de dinamizações (agitações).

   Mais modernamente esses insumos (água e álcool) são conhecidos como veículos inertes, ou seja, não apresentam nenhuma ação terapêutica em si, servindo, como o próprio nome diz de simples veículos ou seja, são apenas suporte para os insumos ativos.

   A Farmacopéia Homeopática Brasileira (FHB) define que, para realizar as dinamizações em fase líquida, todos os Laboratórios e Farmácias de Manipulação (seja para humanos ou animais) devem utilizar-se de uma solução ideal com álcool etílico e água, ou seja, uma solução hidro-alcoólica.

   São previstas na FHB diferentes graduações alcoólicas conforme a aplicação, variando de 70o até 30o GL (escala Guy Lussac).

   A água utilizada para diluir o álcool, não é uma água comum, trata-se de uma  água especial, que sofre uma sequência complexa de filtragens e purificações através de um processo conhecido como Osmose Reversa.

   Para a dispensação, ou seja, para o fornecimento aos consumidores finais, a FHB define como graduação mínima   a de 30o GL.

    Dessa forma, os produtos líquidos da Linha Homeopet contém essa solução hidro-alcoólica 30o GL. Mesmo as demais Formas Farmacêuticas (FF) da linha, que são basicamente de 3 tipos: GEL, PÓS e POMADAS, contém, em diferentes teores e percentuais essa solução medicamentosa original.

   Importante ressaltar que o teor de álcool em face a dose fornecida é insignificante e não há registro de que possa prejudicar o animal. A terapêutica homeopática existe há mais de 200 anos sendo praticada sem modificações. Sempre foi produzida, armazenada e dispensada aos usuários dessa forma.

   Informamos ainda que não há outra maneira de produzir produtos homeopáticos em fase líquida que não seja a base de soluções hidro-alcoólicas, posto que isso é definido por Lei Federal, através da Farmacopéia Homeopática Brasileira.

    Dúvidas, entre em contato com o sac@realh.com.br