Guia de Doenças

DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA E FELINA – O “ALZHEIMER” DO CÃO E DO GATO

Voltar 19/02/2021

Com o avanço da idade, os animais começam a apresentar sinais de envelhecimento, uns ficando mais calmos, outros passam a dormir por mais tempo, diminuem o ritmo das brincadeiras, além dificuldade no entendimento quando chamado pelos donos, entre outras mudanças. Estas alterações de comportamento, até certo ponto, são normais e fazem parte de um processo de envelhecimento saudável. Porém, alguns animais podem apresentar sinais mais intensos, como se perder dentro de casa, não reconhecer mais o tutor, ficar agressivo, perder hábitos de higiene e sofrer alterações no ciclo de sono/vigília; sendo que, a maior parte dos tutores que estão com animais nesta situação acreditam que as alterações são porque o cão ou gato está velho e não há o que se fazer.

Deve-se saber que estas alterações mais graves podem estar sendo causadas pela Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC) canina ou felina, doença que se assemelha ao Alzheimer humano. 

A SDC é uma doença neurodegenerativa que leva à redução na cognição do Sistema Nervoso Central. O problema acomete animais idosos. Geralmente os sintomas começam a ser percebidos a partir dos 11 anos, porém existem relatos de animais mais jovens, já aos oito anos, apresentando sinais da doença.

O diagnóstico da SDC é um desafio, pois não existe um exame específico para sua identificação, sendo necessário a realização de exames clínicos, como utilização de questionários com tutores para avaliar as alterações que o animal apresenta e por exclusão de outras possíveis causas.
Os tratamentos alopáticos visam estabilizar o paciente e retardar a evolução da doença. Já com o uso da homeopatia é possível estabilizar a doença, ou seja, evitar sua progressão, além disso, é possível estimular a cognição do sistema nervoso e dessa forma promover a recuperação do paciente, que pode ser observada através da melhora dos sintomas. 

Com o aumento dos cuidados com a saúde e bem-estar dos animais, a expectativa de vida dos cães e gatos tem aumentado significativamente e com isso temos visto, cada vez mais, casos de Disfunção Cognitiva canina e felina. 

Diante deste aumento na demanda, a Real H desenvolveu, para o tratamento da doença, o Homeo Pet Alzheim Pet, um produto totalmente homeopático, sem riscos de intoxicação nem efeitos colaterais. Como relatado anteriormente, sobre a ação da terapêutica homeopática, o Alzheim Pet tem condições de estabilizar o quadro e promover melhora dos sintomas, através de recuperação da função cognitiva 

É importante salientar que o tutor tenha em mente que a melhora, com a utilização do produto, vai depender  do grau em que a doença se encontra. Por isso, para ter uma maior expectativa de melhora do paciente, é importante procurar um médico veterinário assim que começar a perceber mudanças de comportamento nos animais. Pois, quanto antes iniciar o tratamento, maior é a chance de recuperação.

Consulte sempre um médico veterinário.

Compartilhe:

Deixe um Comentário