Guia de Doenças

Desafio com carrapatos

Voltar 25/11/2019

O período de seca finalmente está terminando, o ar está mais úmido e com isso fica melhor para respirarmos. Porém, com essa mudança no clima um problema volta a incomodar, são os carrapatos.

Os carrapatos são parasitas hematófagos (sugam sangue) que passam parte da sua vida no cão, se alimentando, e parte da vida no ambiente, onde depositam seus ovos. O aumento da umidade e o calor favorece a eclosão dos ovos e consequentemente o aumento dos parasitas.  

É muito importante atuar de forma preventiva, pois os carrapatos são um incômodo para o animal, já que a picada causa coceira, pode causar alergia, conhecida como DAPP (dermatite alérgica a picada de parasitas), nos casos de infestações mais intensas o animal parasitado pode apresentar anemia. Além disso, os carrapatos transmitem agentes causadores de doenças como Ehrlichia e a Babesia, responsáveis pela erlichiose e babesiose respectivamente, doenças que podem até levar o animal a morte.

Mas quando falamos em controle de ectoparasitas isso nem sempre é fácil, pois para a prevenção e controle das infestações por carrapatos é necessário fazer o tratamento no animal e no ambiente, dado que os carrapatos que se vê no cão representam apenas 5% da população total, os outros 95% estão no ambiente na forma de ovos ou larvas. Então, se não controlar o ambiente e apenas tratar o animal os carrapatos vão continuar voltando.

Uma opção de tratamento para os animais é a Homeopatia, terapêutica segura e eficaz, capaz de estimular o organismo dos cães, gatos e outros animais de companhia a reagir contra o carrapato, impedindo assim a alimentação e fixação deste parasita no hospedeiro.

Para o ambiente existem diversos produtos que são carrapaticidas. Na maioria é recomendado que sejam diluídos na água e aplicados nos locais onde os animais tem acesso. Um cuidado importante para o sucesso no controle dos carrapatos é aplicar o produto não só no chão, mas também nas paredes, casinha do animal e em todas as frestas onde o carrapato possa entrar para depositar seus ovos.

Uma opção segura para o tratamento preventivo e curativo dos carrapatos em cães é o Paracanis da Real H e para a infestação em gatos, temos o Parafelis.

Compartilhe:

Deixe um Comentário