Guia de Raças

CÃO D’ÁGUA ESPANHOL

Voltar 27/04/2021

Esta é uma das raças mais antigas da Espanha. Sua origem ainda provoca algumas duvidas, pois uns pesquisadores acreditam que os Árabes levaram os animais para a Península durante a invasão islâmica no ano de 711. Já outra teoria diz que a raça chegou a Espanha vindo da Turquia no século XIX.

Seja qual for a forma que chegaram ao território espanhol, o fato é que se adaptaram muito bem. São animais ágeis e bons nadadores. Na região norte foram utilizados para ajudar na pesca e no Sul, na caça e pastoreio.

Os animais desta raça são cães rústicos, tem corpo robusto, atlético, musculosos e são bem proporcionais, de contornos harmoniosos e aparência atrativa.

O macho tem altura mínima de 44 cm e máxima de 50 cm, com peso variando entre 18 a 22 quilos, enquanto a fêmea pode medir de 40 a 46 cm e pesar entre de 14 a 18 quilos.

São animais com olfato, audição e visão bem desenvolvidos, outras características peculiares desses animais estão na sua pele, pois a mesma é fina, podendo ser pigmentada de marrom ou preto.

Os pelos têm textura lanosa, podendo ficar encaracolados ou não, dependendo do comprimento.
Devido as características da pelagem, os cuidados com o pelo do Cão D’água Espanhol devem ser frequentes, uma vez que facilmente ficam emaranhados e acumulam sujeira. A escovação deve ser diária, para evitar os nós e manter o pelo sempre bonito.

As cores aceitas são:

  • Uniforme – branca, preta e castanha, em diferentes nuances.
  • Bicolores – branco e preto ou branco e marrom, nas suas diferentes nuances.

Exemplares tricolores ou combinações de preto e marrom ou marrom e castanho não são aceitos.

Estes animais têm muita energia, o ideal é que sejam criados em locais espaçosos, quando isso não for possível, os passeios devem ser rotineiros para que possam gastar energia.

Também são animais bastante obedientes, inteligentes e dóceis que se apegam ao dono, esta raça se dá muito bem com crianças e outros animais.

Em relação a saúde, são animais de forma geral bastante saudáveis e os cuidados necessários nesse sentido são os mesmo que para qualquer cão: Realizar o esquema de vacinação completo, visitas periódicas ao veterinário e fornecer alimento de qualidade.

Compartilhe:

Deixe um Comentário