Dicas do Samuca

Calor e umidade aumentam a incidência de carrapatos e pulgas

Voltar 31/01/2014

carrapato e pulga

A época de chuvas potencializa a chegada de alguns problemas para os animais de pequeno porte. Os principais são os vermes e carrapatos, velhos conhecidos dos bichinhos.

“Os vermes podem ser ingeridos pelo animal em forma de ovo ou larva presente no ambiente contaminado, além de também existirem casos de penetração das larvas pela pele”, afirma a médica veterinária Patrícia Rezende. Por ser difícil controlar estas situações, a prevenção ainda é a melhor pedida. Os vermes mais comuns nos cães e gatos são os Áscaris, Ancilostomas e Cestoides. Os sinais clínicos podem variar de debilidade, mal-estar, irritabilidade, falta de apetite, pelos ásperos, cólicas, diarreia suave, podendo chegar a ataques epiléticos.

Já os carrapatos injetam uma pequena quantidade de saliva dentro da pele do animal que picar. Os cães e gatos podem passar a ter alergia às picadas, além do principal problema que é a contaminação com doenças sérias como a Doença do Carrapato e a Febre Maculosa.

As pulgas causam iguais consequências. Em grande número, chegam a fazer com que o animal desenvolva uma anemia. Apenas para ter ideia desses danos causados, basta saber que a capacidade do estômago de uma pulga é de aproximadamente 0,5 mm³ de sangue e o fato delas se alimentarem durante até 20 vezes ao dia explica essa decorrente anemia.

A pulga apenas se alimenta no cão ou gato sugando seu sangue. No ambiente, ela coloca ovos que podem permanecer viáveis por até um ano. Na presença de calor e umidade (nas estações mais quentes, principalmente), esses ovos eclodem, viram larvas que se alimentam de poeira e detritos. As larvas transformam-se em adultos que atacam os animais em busca de alimento. É um círculo vicioso, dificilmente algum cão ou gato não tenha sido alvo de uma pulga ou carrapato. Mas para todos esses problemas existe solução, ou melhor, até mesmo a prevenção.

Não esperar a doença

É possível prevenir que seu cãozinho seja morada de um verme ou até mesmo de carrapatos, também bastante comuns nas chuvas. A Homeopet disponibiliza o Paracanis, produto veterinário homeopático que além de tratar dos vermes, carrapatos, bernes e outros parasitas, também os previne.

O Paracanis vem na forma líquida e pode ser borrifado na água, comida ou diretamente na mucosa oral do cachorro antes da alimentação.

O mais interessante disso tudo é que ele não tem contraindicação: pode ser usado em filhotes, animais idosos, com ou sem problemas de saúde ou associado com outros medicamentos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário