Guia de Doenças

Cães e gatos podem ter Alzheimer?

Voltar 11/03/2020

Os cuidados que temos hoje com nossos pets, com alimentos de qualidade, vacinas, etc, fizeram aumentar o tempo de vida dos nossos amigos. Hoje é comum encontrarmos animaizinhos de 15, 16 anos e que estão muito bem. Entretanto, o avanço da idade favorece doenças como a Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina (DCC) ou a Disfunção Cognitiva Felina (DCF), doenças que, pela similaridade dos sintomas, dadas as proporções, podem ser consideradas um tipo de “Alzheimer pet”.

As DCC e DCF são doenças neurodegenerativa progressiva que acomete os animais idosos, independente da raça ou sexo do animal. A doença é caracterizada pelo declínio contínuo da função cognitiva que pode ocasionar em dificuldades de percepção, aprendizado e perda de memória. As alterações no cérebro podem começar a partir dos 7 anos, porém as manifestações clínicas normalmente só são percebidas a partir dos 11 anos de idade.

Os principais sinais clínicos observados são: diminuição na interação com outros animais e pessoas da casa, desorientação, distúrbios do ciclo sono/vigília, alteração dos hábitos de higiene, urinar e/ou defecar em locais não habituais, diminuição nas atividades normais, agressividade e distúrbios do apetite. Em estágios mais avançados os animais se mantêm durante muitas horas latindo a esmo e andando em círculos, até a perda de suas forças. Uma cena lamentável e muito triste.

                O diagnóstico é realizado através do histórico do animal e do exame físico, além de exames complementares para descartar outras possíveis causas. Alguns testes de aprendizado podem ser aplicados para avaliar a preservação da memória desses animais.

Prevenção e Tratamento

                O tratamento é bastante complexo, e as medicações alopáticas, muitas vezes, visam apenas estabilizar o quadro, não sendo possível recuperar o que se perdeu. Diante deste desafio a Homeopatia se apresenta como uma opção terapêutica, capaz de promover recuperação de parte da função cognitiva.

Pensando nisso a Homeo Pet desenvolveu o ALZHEIM PET, produto indicado para a prevenção e tratamento do “Alzheimer canino” e “Alzheimer felino”.  Ele melhora a qualidade de vida dos animais, promove melhora no comportamento, com retorno às suas atividades normais, ou, ao menos, parte delas. Também promove melhora no sono, sendo possível observar, em muitos casos, que o animal volta a reconhecer locais, pessoas e animais de seu convívio.

É importante ter em mente que a evolução do animal ao tratamento depende do quão avançada está a doença.

Caso seu animal apresente qualquer tipo de alteração, é importante passar por consulta com um médico veterinário o quanto antes, pois quanto mais cedo o diagnóstico for realizado maiores as chances de recuperação do paciente.

Em caso de dúvidas sobre o ALZHEIM PET entre em contato com a Real H nos seguintes contatos: realh.com.br | Telefone: (67) 3028-9000 | Whatsapp: (67) 99906-8834.

Caso Clínico

Assista o caso real de um animalzinho tratado com ALZHEIM PET:

Compartilhe:

Deixe um Comentário