Guia de Doenças

Incontinência Urinária – dicas para tratar seu pet

Voltar 01/09/2017

A melhora na qualidade de vida dos animais, e o consequente aumento no tempo de permanência deles entre nós, faz com que problemas de saúde que antes não eram presenciados sejam mais frequentes. Um desses problemas é a Incontinência Urinária, ou seja, a incapacidade do animal em controlar a micção (xixi), fazendo com que ele urine com frequência em lugares inapropriados.

A Incontinência Urinária pode acometer animais em diversas idades, porém, é comum em pets idosos e/ou em decorrência de fatores como cistites, distúrbios neurológicos, dores vertebrais, disfunções nos músculos que compõe o sistema urinário, alterações hormonais, obstrução do trato urinário, infecção urinária, cálculo renal, entre outros.

 Sintomas

Várias podem ser as causas da Incontinência Urinária nos cães, e essa condição pode causar grande desconforto para o animal e seu tutor. Levando em consideração que o cão pode acidentalmente urinar em locais impróprios, os tutores devem evitar repreender a atitude e jamais diminuir a oferta de água ao animal sem orientação do Médico Veterinário.

Concomitante a dificuldade em controlar a micção, os pets podem apresentar sinais como esforço excessivo para urinar, dor ao tentar fazer xixi, urina com odor mais forte que o normal, presença de sangue na urina, lambidas frequentes na genitália, febre e perda de apetite

incontinencia-caninaDiagnóstico e Tratamento

É essencial que o tutor leve seu pet a uma consulta com o Médico Veterinário caso note mudanças no comportamento do animal. Ao perceber que ele não consegue controlar o ato de fazer xixi, o profissional poderá realizar exames como radiografia, ultrassonografia, ou análise da urina, identificando a causa da incontinência urinária, estabelecendo o correto diagnóstico do animal.

Os tratamentos podem variar dependendo do que está desencadeando o problema. O uso constante de antibioticoterapia sem o conhecimento prévio da susceptibilidade do microrganismo eleva a resistência bacteriana dificultando e, por muitas vezes, prologando o tempo de terapia do paciente.

Para estes casos, o uso de medicamentos homeopáticos no tratamento da incontinência urinária é uma boa opção pois, a homeopatia age estimulando o organismo na cura da doença podendo ser utilizado, também, na prevenção da incontinência urinária.

Da linha Homeo Pet, o Cist-Control é o medicamento homeopático indicado para tratamento e prevenção de cistites, uretrites, cálculos renais e/ou vesicais, e da incontinência urinária em cães e outros animais de companhia. Pode ser utilizado continuamente sem que haja sobrecarga medicamentosa ou risco de toxidez. Consulte um Médico Veterinário.

Compartilhe:

Deixe um Comentário