Dicas do Samuca

Como evitar estresse nos pets durante as festas de fim de ano?

Voltar 03/12/2018

Além do estresse, a agitação dos pets pode ter efeitos mais sérios na saúde e bem-estar

As festas de fim de ano estão chegando e junto com elas chegam também os fogos de artifício, se você tem pet em casa, sabe bem do que estamos falando. Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias.

Cães e gatos têm a audição mais aguçada que a dos humanos e consequentemente são mais sensíveis a barulhos. Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia.

“Além disso, eles não sabem o que significa o som dos fogos, que é bem alto e intenso. Então, acabam associando com perigo” explica a Médica Veterinária Tamara Marecos.

estresse pets homeopatia animal homeo pet

Os animais não entendem os fogos de artifício.

Os cães, por exemplo, detectam sons com frequência menores e maiores do que as detectadas por nós, o que lhes proporciona uma excelente audição. Em contrapartida, este excelente sentido os torna muito sensíveis aos sons de frequências mais altas como, por exemplo fogos, buzinas, músicas em alto volume, situações que podem provocar estresse deixando os animais nervosos, ansiosos e assustados.

“Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e até desmaios”, alerta Tamara.

As alterações de comportamento, causadas pelo estresse constante deste período, podem afetar diretamente a saúde mental e também a fisiológica. Os ruídos podem provocar dores no canal auditivo, diminuir o apetite, a ingestão de água e afetar o bem-estar geral do animal.

Algumas dicas para reduzir os efeitos do estresse nos pets:

  • Escolha um cômodo para deixá-los com portas e janelas fechadas, retire os objetos de decoração que possam machucá-lo e não o prenda com coleiras ou guias;
  • Ligue a TV ou o rádio, barulhos familiares ajudam o animal a se acalmar;
  • Evite ficar agradando ou pegar o animal no colo, pois essas atitudes só intensificam o medo
  • Homeo Pet Anizen, este medicamento homeopático é o mais ideal e indicado para essas horas. Ajuda também em casos de ansiedade, agressividade, medo de ruídos, lambedura psicogênica e a síndrome da separação.

    homeopatia animal estress pets

    Homeo Pet Anizen ajuda em momentos de estresse

Com o tratamento realizado corretamente, os resultados do produto são excelentes. Anizen reduz a resposta que o organismo desenvolve em relação ao estresse de qualquer natureza. Ainda possui a vantagem de não ter contraindicações, não causar toxidez ou efeitos colaterais nos animais em casos de superdosagens ou uso contínuo.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, consulte sempr03e um Médico Veterinário. Em caso de dúvidas, consulte o Departamento Técnico da Real H através do e-mail: [email protected]

Compartilhe:

Deixe um Comentário