Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora Qualidade do leite - parte III - Real H

Notícias

Qualidade do leite – parte III

Voltar 03/11/2015

dicatecnica.jpgEsta é a terceira e última parte da sequência de dica sobre o assunto.

A primeira e segunda partes podem ser lidas nos links a seguir: Parte I  –  Parte II

A mastite bovina tem sido descrita como a principal doença que causa prejuízos para a produção leiteira, resultando em redução da produção de leite, aumento dos custos de produção e redução da qualidade do leite produzido.

Como resultado da resposta inflamatória durante a mastite são observadas intensas mudanças nas concentrações tanto dos principais componentes (por ex.: proteína, gordura e lactose) quanto dos componentes encontrados em menores níveis no leite (por ex.: minerais e enzimas). Estas mudanças na composição do leite ocorrem devido à redução na secreção de componentes do leite que são sintetizados na glândula mamária, como a proteína, gordura e lactose. Adicionalmente, durante a mastite ocorre aumento da permeabilidade vascular resultando em aumento do influxo de componentes do sangue para dentro do leite.

O resultado são os prejuízos contabilizados pela redução na produção, descarte do leite das vacas em tratamento, custos com medicamentos, gastos com assistência técnica e reposição de vacas e do tempo perdido no manejo e na aplicação de medicamentos. Além disso, as mastites depreciam a qualidade nutritiva do leite, com a diminuição dos teores de açúcares, proteínas e minerais como a lactose, caseína, gordura, cálcio, fósforo e aumento significativo de imunoglobulinas, cloretos e lipases, tornando o produto inapropriado para ser consumido ou utilização para fabricação de seus derivados, como iogurtes e queijos, sem considerar os prejuízos causados pela condenação do leite na plataforma das indústrias.

*Protocolo sugerido:

   Homeobase Convert H Leite: 50 a 100g/cab/dia (*de acordo com a produção). 

   Homeobase Figotonus: 10 a 30g/cab/dia (*avaliar o desafio). 

   Homeobovis Mast 100: 10 a 30g/cab/dia (*avaliar o desafio). 

*Para desafios consulte o Departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000

Compartilhe:

Deixe um Comentário