Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora Papilomatose: verrugas perigosas - Real H

Não categorizado

Papilomatose: verrugas perigosas

Voltar 25/08/2016

dicatecnica.jpgA papilomatose cutânea bovina é uma enfermidade infectocontagiosa, de origem viral, crônica, de natureza tumoral benigna, caracterizando-se por levar ao desenvolvimento de tumores localizados na pele e mucosa.

O problema pode causar muito prejuízo principalmente, no que diz respeito à diminuição da produtividade. Há ainda a desvalorização do couro do animal, desenvolvimento retardado, cegueira, depreciação do valor do bovino em função da dificuldade em comercializá-lo; problemas relacionados à fertilidade, principalmente quando o papiloma localiza-se no órgão reprodutor do animal fazendo com que este evite a cópula.

A doença, pode provocar o surgimento de mastite e dificuldades na ordenha, quando a verruga encontra-se no úbere ou teto da vaca. As verrugas sofrem constantes sangramentos além de servirem de porta de entrada para infecções secundárias e em casos extremos esta enfermidade pode levar até a morte do animal. As feridas e os sangramentos dos papilomas atraem moscas e, consequentemente, há o desenvolvimento de miíases.

A disseminação do agente pode ser facilitada pela presença de ectoparasitoses (moscas e carrapatos), que lesionam a pele abrindo uma porta de entrada para o vírus. Outras formas de lesões ou irritações na pele permitem a ocorrência da infecção, tais como o uso de brinco, arranhões feitos por arame farpado, material de tatuagem, descorna e agulhas. Se existirem verrugas no teto do animal a própria ordenhadeira mecânica ou as mãos do ordenhador atuam como veiculadores deste agente. A doença pode acometer até 30% do rebanho e em casos extremos há relatos da presença de verrugas em até 75% dos bovinos de uma criação.

O tratamento homeopático vem ganhando espaço no controle desta enfermidade. A homeopatia age estimulando o sistema imunológico do indivíduo a se defender da doença, promovendo o Equilíbrio Orgânico. Um grande diferencial do tratamento homeopático é a ausência total de toxidez com impossibilidade absoluta de deixar resíduos na carne ou no leite.

Para mais informações consulte o departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.

Compartilhe:

Deixe um Comentário