Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora NA MÍDIA - “Homeopatia acabou com as constantes visitas dos veterinários”, diz pecuarista - Real H

Notícias

NA MÍDIA – “Homeopatia acabou com as constantes visitas dos veterinários”, diz pecuarista

Voltar 20/04/2017

Crédito Imagem - Giuliano De Luca-OP Rural

Crédito Imagem – Giuliano De Luca-OP Rural

Caminhando entre o rebanho tranquilo e sadio no verão escaldante de Terra Roxa, no Oeste paranaense, o produtor rural Inácio Mattiuzzi garante que fez a escolha certa há dez anos, quando trocou a alopatia pela homeopatia na produção de leite. Ele e os filhos Tiago Roberto e Marcos Vinícius tocam a propriedade com 120 vacas, que produzem aproximadamente 1,1 mil litros de leite por dia.

Ele usa a homeopatia em várias frentes, que vão desde o auxílio à fixação do embrião no útero ao controle de mastite e carrapatos. Mais que isso, afirma que “a homeopatia acabou com as constantes visitas dos veterinários”. “O veterinário vem aqui pra tomar chimarrão, porque não tem o que fazer”, brinca.

A família comprou a propriedade há dez anos, sabendo dos graves problemas com carrapato e mastite que o local oferecia. O antigo proprietário, também produtor de leite, encerrou as atividades por conta desses desafios. Mesmo assim, investiram na fazenda, mas se apoiaram na homeopatia para eliminar os desafios. “O dono anterior já tinha muito problema com carrapato, verruga e mastite. A gente sabia que a propriedade estava infestada de carrapato. Começamos a fazer o controle e então descobrimos a homeopatia”, lembra o produtor. “Nesses dez anos, nunca tivemos grandes problemas. Hoje temos carrapato e verruga controlados. A mastite é praticamente zero”, revela.

Na propriedade, explica a médica veterinária Mônica Freire, da Real H, empresa que atende a família Mattiuzzi, a homeopatia é usada de modo preventivo, para estimular a resposta natural do organismo, em todo o rebanho ou em grupos específicos, dependendo do desafio ou interesse. “Para prevenção de mastite e drenagem do fígado – que auxilia a eliminação de micotoxinas e a metabolizar os medicamentos -, por exemplo, usamos a homeopatia em todo o rebanho. Para retenção de placenta, usamos para vacas que estão no pré-parto. Ela ajuda a eliminar a placenta”, cita. “Essa medicação deixa o útero limpo, sem infecção”, emenda Tiago. “Vacas recém prenhas recebem uma medicação para ajudar na fixação do embrião”, amplia Freire.

Leia a matéria na integra no site do Jornal o Presente Rural  https://goo.gl/lx5D80 

Compartilhe:

Deixe um Comentário